top of page

Produtores do cerrado piauiense esperam safra recorde de grãos


Apenas de soja, a expectativa é de uma colheita de dois milhões de toneladas. Período chuvoso bem distribuído foi determinante para o otimismo.


Um período chuvoso bem distribuído vem fazendo com que os produtores de grãos do Cerrado Piauiense fiquem animados com a possibilidade de uma safra recorde. Somente na produção de soja, a expetativa é de que serão colhidas mais de dois milhões de toneladas desse grão.


No distrito de Nova santa Rosa, em Uruçuí, o agricultor Eneas Bovino plantou seis mil e 500 hectares de arroz, soja e milho. O primeiro deve ser colhido no próximo mês, já a soja deve ser retirada do campo ainda neste mês. Na lavoura de milho, as espiga já estão cheias.


“Choveu no tempo certo, no tempo do plantio nas condições normais. Hoje a expectativa é bem diferente de 2016. Vamos pagar uma parte da conta do ano passado, que restou. O estado tem um potencial muito grande e a gente acredita que estão desenvolvendo e chegue ao ponto de nós termos um asfalto e colocar a nossa produção no destino”, disse.


Em Baixa Grande do Ribeiro, os agricultores plantaram mais cedo, em outubro do ano passado. Por isso, na Fazenda Ribeirão, a 400 km da capital, a colheita já começou. Só de soja, são 58 mil hectares. Lá, a chuva também fez a diferença, a produtividade neste ano chega a quase quatro toneladas por hectare.


Com a chuva ajudando, os produtores não estão perdendo tempo, logo depois que as colheitadeiras passam tirando a soja do campo, na mesma área, aproveitando a palhada da soja, outras máquinas vêm adubando e plantando milho. Se tudo continuar correndo como querem os produtores, será colhido em junho deste ano.


“Esse ano nós temos que manter essa média de produtividade e melhorar ainda mais, usando melhores materiais e outras variedades, mas nunca deixar o solo descoberto. Essa é uma preocupação muito grande da gente”, disse Pedro Campo, gerente da fazenda.


Quase toda a produção vai para o mercado asiático e o escoamento acontece pelo Porto de Itaqui em São Luís, em navio cargueiro da própria empresa. Segundo o gerente da fazenda, depois de um 2016 difícil, enfim, uma safra compensadora.

fonte: Do G1 PI

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page